sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Prêmio Pierre Verger

FUNCEB divulga resultado do Prêmio Pierre Verger

O fotógrafo Leonardo Costa Braga, natural de Brasília e residente em Caeté/MG, é o ganhador da 3ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger (Edital n.10/2008), realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura. O projeto selecionado foi Homogenia, considerado pela comissão de seleção: “um trabalho de excelência estética, mostrando originalidade, preocupação com o ser humano e seu ambiente”.

O Prêmio faz referência a um ícone da cultura brasileira, o fotógrafo Pierre Verger, ao mesmo tempo em que possibilita o reconhecimento de um conjunto de trabalho de um fotógrafo contemporâneo.

Série Árvore – O homem urbano moderno no seu sonho de cidade não permitiu a participação da natureza, criando com isso problemas como superaquecimento do ar, falta de espaço pra escoamento das chuvas e o fim de eco-sistemas que mantinham saudável a vida do homem e do planeta. Existem várias cidades no mundo com bairros que tem mais de noventa por cento de suas áreas de solo totalmente cobertas por concreto e asfalto. As fotografias foram feitas na cidade de Caeté, Minas Gerais, Brasil. São recolhimentos de árvores cortadas na própria cidade e recolocadas nos seus possíveis lugares de vida.







Série Homem - Nos últimos cem anos, a perspectiva do homem no meio ambiente se transformou de tal maneira que fica difícil saber se somos pessoas ou objetos, se estamos vivos ou mortos, se o indivíduo é livre ou demente, se a evolução é apenas um jogo para os vencedores ou se os últimos serão os primeiros. As fotografias foram realizadas com moradores de rua da Av. Pedro II em Belo Horizonte, na sua grande maioria trabalhadores catadores de materiais reciclados e alguns jovens envolvidos com drogas. As imagens não são flagrantes, são criações feitas a partir dessa realidade e com a participação dessas mesmas pessoas.






domingo, 4 de outubro de 2009

Auto-retratos



"EUSENCONTROSEUSENCONTROS"

Célia Mello


“O trabalho – um estudo sobre auto-representação utilizando técnicas fotográficas – teve uma dupla finalidade: a primeira, o exercício da auto-representação; e a segunda, a de efetuar uma pesquisa de linguagem. A técnica fotográfica escolhida foi a de múltiplas exposições sobre o filme, privilegiando-se a continuidade (física e formal) e não os fotogramas isoladamente”.

http://www.fotografiacontemporanea.com.br/v07/ensaio.asp?artigoId=3334CD

Retratos Falantes de Paulo Fridman


Munido de uma câmera e folhas de papel em branco, o fotógrafo paulistano Paulo Fridman – exímio retratista, prestigiado nacional e internacionalmente no universo do fotojornalismo e um dos fotógrafos brasileiros mais publicados no exterior –, partiu para um de seus trabalhos autorais. Com uma espécie de estúdio ambulante, começou a fotografar pessoas nas ruas, pedindo que elas respondessem, nas folhas em branco, a três perguntas:
Quem é você?
O que você pensa do futuro do Brasil?
Qual é o seu sonho?

http://www2.uol.com.br/paulofridman/clientes/SpeakingImages/index.html



Intervenção Recortes Urbanos


Recortes Urbanos

Waldo Bravo


”A idéia de substituir um espaço por uma imagem deste mesmo espaço leva o espectador a se defrontar com dois tempos: o tempo passado do registro e o tempo presente do espaço em que estamos habitando por algum momento. Obviamente, o espectador encontra um único ponto de vista ideal para observar esta obra e conseguir perceber a sobreposição”.

http://www.waldobravo.com.br/urbanos.htm



Pinholes


Cidade Múltipla | Cidade Casual
Prêmio
Porto Seguro de Fotografia 2003

Ricardo Hantzschel
http://www.fotopositivo.com.br/


Corpo-máquina1

Rosa Esteves


"A câmera agora está acoplada ao meu corpo, segura pelas mãos na altura do peito, desta forma passa a incorporar também o movimento da respiração e o andar. O registro é captado sempre de um ponto de vista mais baixo, em relação aos olhos, explorando outro ângulo de visão, diverso do olhar do fotógrafo que utiliza máquinas tradicionais".

http://www.fotografiacontemporanea.com.br/v07/ensaio.asp?artigoId=3398D7

Alberto Oliveira - Arte Digital